Roteiro:
28/09 a 03/10
28/09 Embarque com destino El Calafate
29/09 O Glaciar Perito Moreno com passeio Moreno Spirit
O Glaciar Perito Moreno é uma das paisagens mais bonitas e emblemáticas da Patagônia Argêntina.
Sua imensa superfície de gelo passa da Argentina ao Chile em uma paisagem única.
Visitar o Parque Nacional dos Glaciares é uma experiência obrigatória a quem visita a região.
Saímos do hotel em El Calafate logo cedo em direção ao Parque Nacional los Glaciares. São 80km com o Lago Argentino sempre em vista. No trajeto podemos acompanhar a transição da paisagem típica da região que migra do estepe para as florestas e bosques patagônicos, com suas árvores características, como as lengas e ñires, e suas lindas flores de cores intensas.
No caminho o guia nos conta sobre a fauna e flora da região, enquanto apreciamos essa linda paisagem.
Chegando ao parque temos tempo observar o Glaciar Perito Moreno de frente, através das várias passarelas. Vemos o lindo tom de azul dessa imensa geleira e aproveitamos para fotografá-lo com um ângulo de visão mais aberto, observando como ele sobe do lago até o topo das montanhas.
São 4,7km de passarelas que podemos percorrer com calma, aproveitando todos os ângulos do glaciar. Faremos tb o passeio Moreno Spirit
Partimos de Puerto Moreno, localizado ao pé das passarelas costeiras, sobre o Canal de Los Témpanos. De lá, nosso barco chegará em segundos em frente à parede norte do Glaciar Perito Moreno. Pararemos um pouco em frente à área onde (a cada certo número de anos) acontece a famosa quebra de geleira. Em seguida, realizamos uma navegação lenta em frente a toda a largura da parede norte. Durante o passeio, será possível apreciar a altura de suas paredes, a extensão da referida parede e, se tivermos sorte e a geleira quiser, poderemos ver belos desprendimentos. O guia do barco fornecerá uma explicação sobre a geleira. Ele também auxiliará os passageiros durante toda a navegação.
Não inclusa a entrada ao parque Nacional, aproximadamente AR$ 12.000 pesos (deverá ser pago no local do dia do passeio). Lembrando que esses valores de taxa podem alterar a qualquer momento, pois é cobrada diretamente pelo prestador local. Caso haja alguma restrição alimentar (celíaca, intolerância à lactose, vegetariana/vegana), por favor, nos avisar.
Observações
Vestir roupas confortáveis e abrigadas, calçado confortável. Recomenda-se também o uso de óculos de sol e protetor solar. Levar lanche e bebida ou almoçar antes de ir.
30/09 – Passeio opcional a Torres del paine **
01/10 Embarque com destino a Ushuaia – Transfer para o Hotel Navegação Canal Beagle as 15h00 Caminharemos do nosso hotel até o porto (cerca de 10 min)
Embarcamos no porto turístico do Canal Beagle. O Canal de Beagle é cortado ao centro por uma linha imaginária que divide Argentina e Chile. Assim, navegamos por águas argentinas, mas apreciamos também as montanhas e ilhas do lado chileno do canal.
Logo no início da navegação, já podemos desfrutar da bela “Bahía Ushuaia” e observar a posição privilegiada da cidade, que se encontra cercada por magnificentes montanhas e glaciares.
Essa vista, além de linda, também nos instiga a conhecer a história de Ushuaia. Enquanto contemplamos a paisagem, é possível imaginar o momento em que os barcos europeus chegaram à região e avistaram os diversos pontos
de fogo, os quais os nativos utilizavam para se aquecer. Por isso o nome Tierra Del Fuego.
No caminho, passamos pela Ilha dos Pássaros, onde admiramos diversas aves marinhas fueguinas, tais como skúas, albatrozes, gaivotas, cauquenes e patos.
Chegamos à famosa Ilha dos Lobos, a qual abriga dois tipos de lobo marinho. Junto a eles, é possível avistar também os cormoranes, que são geralmente confundidos com pinguins.
Navegando um pouco mais além, chegamos ao emblemático Farol Les Eclaireurs. Ali se encontram outras colônias de cormoranes, tanto os imperiais quanto os roqueros.
Durante todo o percurso, o guia nos conta um pouco da história local e também a respeito dos animais e ilhas que avistamos.
Voltamos margeando a costa Argentina, avistando a Playa Larga e o porto. Tarde Livre
02/10 Passeio ao Parque Nacional Tierra del Fuego com trem do Fim do Mundo
Saímos do hotel com destino ao Parque Nacional Tierra del Fuego.Durante o percurso, um guia experiente nos conta peculiaridades da região, história, fauna, flora e geografia fueguina.
A primeira parada ocorre um pouco antes da entrada do Parque, na estação Fin del Mundo. Pegaremos o trem e além de desfrutar da paisagem, você irá conhecer a história desta ferrovia que levava os detentos da prisão de Ushuaia até a encosta do Monte Susana. A duração do passeio é de aproximadamente 1 hora.
No retorno do trem, iniciamos nosso passeio pelo Parque – um trajeto de 30km com paradas em pontos específicos para apreciação.Nossa próxima parada é o Lago Roca, também conhecido como Acigami. Ali, podemos avistar parte da cordilheira chilena e absorver a beleza do Lago e da floresta, bem como fazer uma caminhada à margem do lago.
Continuamos nosso passeio seguindo pela estrada de terra, observando lindas paisagens até o restaurante do Parque, que além de tortas deliciosas, cafés, bebidas e uma linda vista, abriga também um museu de interpretação Indígena Alakushi. Voltamos para a estrada e seguimos em direção a um dos lugares mais especiais do Parque, a famosa Bahia Lapataia. Logo na chegada há uma placa mostrando curiosidades daquele local, como o marco final da estrada mais ao sul do planeta, a Ruta 3. Portanto, um ótimo lugar para se sentir literalmente no “Fim do Mundo”. Uma leve caminhada nos leva a um deck onde a melhor vista da baía pode ser aproveitada. No Parque, também está localizado o famoso “Correio do Fim do Mundo”, onde é possível carimbar o passaporte e enviar um postal dos confins da América do Sul.
Não inclusa a entrada ao parque Nacional, aproximadamente AR$ 12.000 pesos (deverá ser pago no local do dia do passeio). Lembrando que esses valores de taxa podem alterar a qualquer momento, pois é cobrada diretamente pelo prestador local.
03/10 transfer para o aeroporto embarque com destino a Guarulhos
O voo decola as 15h15
Roteiro sujeito a alteração sem aviso.
O que está incluso
Passeio opcional ** Torres del Paine
Descubra em uma excursão de dia inteiro, o Parque Nacional Torres del Paine (Chile), considerado a oitava maravilha do mundo. Localizado no coração da Patagônia Austral, 300 km ao sul de El Calafate, é considerado um dos parques mais bonitos do mundo por sua curiosa e única conformação de montanhas, geleiras, lagos, cachoeiras, flora e fauna.
Atravessando a estepe patagônica de norte a sul, chegaremos ao posto fronteiriço de Cancha Carrera (aproximadamente 2h30), de onde começaremos a viagem pelo belo sul do Chile até entrar no Parque Nacional Torres del Paine, que significa Azul na língua tehuelche, em referência à cor predominante.
Uma vez no Parque, faremos várias paradas com e sem descida do veículo para contemplar lagos, cachoeiras, e ainda poderemos observar raposas e guanacos, e talvez pumas, entre outros animais nativos.
Visitaremos pontos estratégicos, de onde realizaremos caminhadas que nos permitirão acessar os mirantes panorâmicos dos mais importantes atrativos naturais do Parque.
Saindo da orla do Cerro Castillo, tomaremos a estrada para o Lago Toro que contornamos até chegar
ao Rio Serrano. Durante o trajeto se apreciam as vistas panorâmicas dos cerros Paine Grande e Almirante Nieto, faremos uma parada fotográfica e à medida que avançamos poderemos avistar ao longe o Glaciar Grey.
Nossa próxima parada será a Portería Río Serrano, acesso sul ao parque onde os guardas florestais controlarão as entradas. Continuaremos até o Camping Pehoe onde haverá tempo para almoçar enquanto contemplamos uma vista magnífica dos Cuernos del Paine.
Mais tarde chegaremos a Puerto Pudeto, ponto de partida do caminho que leva a Salto Grande, se o clima permitir, caminharemos ao longo da costa do Lago Pehoe até o mirante inferior dos Cuernos del Paine. A caminhada é de baixa dificuldade técnica e mínima exigência física, e é realizada na companhia de nosso guia de trekking autorizado pela CONAF – Chile.
Após esta caminhada, continue no veículo até o mirante superior do Lago Nordenskjold, passando pela Laguna de los Cisnes até chegar à Laguna Amarga, ponto panorâmico de Las Torres del Paine.
Em seguida, continuaremos a Cerro Castillo para retornar a El Calafate, chegando aos hotéis por volta das 21h.